XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Buscando por saguis em São José dos Campos, SP, uma cidade localizada na área de distribuição de Callithrix aurita

Corpo do texto

Entre novembro/2022 e fevereiro/2024, por iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos e da UFV, efetivou-se um acordo de parceria entre estas instituições para a realização de ações, neste município paulista, visando a conservação do Callithrix aurita, um dos 25 primatas mais ameaçados do planeta. Iniciou-se, portanto, o levantamento sistemático, por busca direta e técnica de emissão de playback, visando ao monitoramento preliminar da população destes saguis residentes no município. A pesquisa iniciou-se em áreas rurais, na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR), para atualização de dados pretéritos dos saguis-da-serra-escuros, tendo como base um inventário realizado entre 2015 e 2018. Conduziu-se, simultaneamente, um levantamento em propriedade vizinha ao PNMAR que abrigava saguis alóctones, com vistas a ações de manejo. Por fim, realizou-se teste com drone como auxílio à detecção de saguis nas duas áreas. Após essa primeira etapa, os levantamentos estenderam-se a outras regiões da cidade, em ambiente urbano. Um total de 23 bairros ou localidades do município foram inspecionados para busca de C. aurita, resultando em 125 avistamentos. Destes, 32 indivíduos eram de C. aurita, distribuídos em 17 grupos em diferentes bairros da cidade, contendo animais considerados de fenótipo puro e 11 saguis, distribuídos em três grupos, apresentando híbridos com alguns de seus congêneres. Foram registrados, ainda, indivíduos e grupos de espécies alóctones que somaram 28 indivíduos de C. penicillata, um único indivíduo C. jacchus e 38 saguis potencialmente híbridos (em seis grupos sociais inteiros com fenótipo híbrido). O teste com drone não apresentou sucesso para localização das espécies de calitriquídeos. Ações de manejo foram, então, conduzidas, envolvendo capturas e esterilizações desses alóctones e seus híbridos encontrados, como ferramenta para impedir o avanço dos híbridos.

Financiadores

Financiamento: PSJC/SEURBS. Apoio e parceiros: Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra - Universidade Federal de Viçosa FUNARBE Ecomuseu dos Campos de São José. 

Palavras-chave

Levantamento; congêneres; manejo

Área

Manejo e Conservação

Autores

Fernanda Maria Neri, Milena Nogueira Carvalho Dias, Paula Cristina Pereira Cabral, Jerônimo Jerônimo Eltz, Allan Leite Souza, Fabiano Rodrigues de Melo