XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Investigação psicoetológica das interações sociais de macacos-prego [Sapajus spp] no contexto de quebra de coco: dados preliminares

Corpo do texto

A influência social na aprendizagem de quebra de cocos em macacos-prego (Sapajus spp) tem sido amplamente estudada. Sabe-se que as habilidades para a quebra são adquiridas pelos imaturos ao interagirem com coespecíficos e com os cocos e pedras deixados por eles. Estudos realizados no Parque Ecológico do Tietê (PET), em São Paulo, demonstraram que grande parte dos eventos de quebra ocorre com a presença de coespecíficos no sítio, com uma preferência dos mais jovens a permanecerem próximos aos indivíduos proficientes na quebra. Mesmo considerando a importância do contexto social para a emergência desse comportamento, poucas pesquisas focam na interação entre quebradores e observadores. Considerando que os eventos com observadores ocorrem no mínimo em díades e reconhecendo o potencial do comportamento de um indivíduo ser regulado pelo outro, propomos uma investigação qualitativa de eventos de quebra de coco de macacos do PET a fim de investigar o impacto da dinâmica interacional entre indivíduos no desenvolvimento das habilidades relacionadas à quebra de coco. A partir da descrição e análise de videogravações, identificamos que a presença de imaturos durante os eventos de quebra pode diminuir o espaço disponível para os adultos realizarem a quebra e, mesmo assim, há uma elevada tolerância dos mais proficientes às atividades dos imaturos. Desse modo, obtivemos indícios de regulação comportamental entre quebradores e observadores. Sugerimos que algumas dinâmicas interacionais podem influenciar a aprendizagem do comportamento de quebra de coco por parte dos imaturos e a execução dos comportamentos por parte dos adultos. Tendo isto em vista, propomos que o evento de quebra de coco constitui um campo social de interações, ou seja, um meio de influência social mútua que é constituído, e constitui, os interagentes.

Financiadores

CNPq - Edital MCT/CNPq - 141625/2023-6

Palavras-chave

Aprendizagem social; Platyrrhini; Ontogênese; Uso de ferramentas

Área

Comportamento

Autores

Bruna Rezende Malta de-Sá, Augusto Martins de Lira, Flávio Ayrosa, Beatris Paes, Briseida Resende