Dados do Trabalho
Título
A PRIMATOLOGIA NA SALA DE AULA: O POTENCIAL DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS
Corpo do texto
Na busca por estratégias educacionais dinâmicas e eficazes, a integração da primatologia na sala de aula emerge como uma abordagem promissora. Diante de fatores como a destruição dos habitats e os riscos de extinção das espécies, a necessidade de unir a educação, a conservação e a primatologia parece ser uma estratégia educativa bem relevante. O objetivo deste estudo foi integrar a Primatologia nas escolas públicas, através do uso de atividades lúdicas de educação ambiental no ensino fundamental, destacando a importância da valorização da biodiversidade amazônica, especialmente das espécies ameaçadas de extinção. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2023 e 2024 em quatro turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Manaus, Amazonas. O uso de jogos educativos foi testado nesta ação como um método eficiente de ensino voltado para a área ambiental. Para avaliar a eficácia no aprendizado foi aplicado um questionário pré-teste e pós-teste no total de 100 estudantes. O pré-teste serviu para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, foi possível verificar que 39% dos alunos não tiveram aula sobre educação ambiental e outros 39% não se recordam de já ter tido, 59% informaram que sabiam o que significa biodiversidade, porém não saberiam explicar, somente 2% reconheceram o sauim-de-coleira como animal símbolo de Manaus e 95% dos alunos não sabiam o que era uma espécie endêmica. Os resultados do pós-teste nos mostraram dados positivos como 59% dos alunos entenderam o que significa biodiversidade, 79% dos alunos adquiriram o conhecimento sobre o sauim-de-coleira e 57% dos alunos aprenderam o que é uma espécie endêmica. A introdução da Primatologia na sala de aula, juntamente com atividades lúdicas, demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover a sensibilização a respeito da preservação dos primatas amazônicos entre os alunos do ensino fundamental.
Financiadores
Agradecimentos ao Padex e a Universidade do Estado do Amazonas pelo o apoio e financiamento.
Palavras-chave
Sensibilização Ambiental; Ludicidade; Primatas
Área
Outros
Autores
Ingrid Freire Valentim, Emilly Braga Da Costa, Letícia Barbosa Da Castro, William Augusto De Lima Farias, Sara Freire Ramos, Luana De Souza Modesto, Luciane Lopes De Souza