XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Abordando a Etnoprimatologia em uma Sequência Didática Investigativa: uma proposta para o ensino de biologia no ensino médio

Corpo do texto

A percepção sobre os primatas e seus ambientes pode ocorrer de forma contextualizada com a realidade dos sujeitos e, neste sentido, a Etnoprimatologia possui relevância ao incluir os humanos nos estudos de conservação. A conscientização ambiental pode acontecer nas escolas e em espaços não-formais de educação, mas tende a ser abordada de forma pouco aprofundada nas aulas tradicionais de biologia, e descontextualizada da realidade, pois retrata os primatas como distantes dos humanos. O objetivo deste trabalho é a apresentação de uma sequência didática para aulas de biologia do ensino médio, utilizando-se os espaços não-formais de educação. A metodologia empregada para a construção desta sequência baseou-se no levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre Etnoprimatologia que trouxeram exemplos de métodos empregados na investigação da interação humana com os outros primatas. O resultado foi a elaboração de uma sequência de cinco aulas articuladas com os fundamentos da Etnoprimatologia, ajustadas às habilidades EM13CNT206 e EM13CNT202, previstas na Base Nacional Curricular Comum, e materiais didáticos elaborados como apoio prático e teórico às aulas. Na primeira aula, os alunos recebem um questionário para a avaliação de seus imaginários e conhecimentos prévios sobre os primatas. Após, acontece a visita guiada no Zoológico Municipal de Curitiba para o reconhecimento dos primatas cativos e suas interações com os visitantes. A segunda é caracterizada pela exemplificação de casos de conflito e convivência dos outros primatas com os humanos. A terceira é a observação de primatas de coleções durante uma visita técnica ao Museu de História Natural do Capão da Imbuia em Curitiba. A quarta é a reaplicação do questionário para comparação destas respostas com as prévias. Por fim, a última etapa é a avaliação, em que os alunos deverão apresentar uma proposta de intervenção para salvar uma espécie ameaçada, utilizando-se da Etnoprimatologia como uma ciência aplicada ao ensino.

Palavras-chave

Metodologias ativas, espaços não-formais de educação, sequência didática investigativa, ensino médio. 

Área

Outros

Autores

Camilla Freitas Cirilo dos SANTOS, Lucas Moraes Aguiar, Iris Hass