XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Redes sociais como aliadas da conservação: o que alcançamos em 3 anos de @PrimatasPERDidos?

Corpo do texto

Em julho de 2021, criou-se o Instagram @PrimatasPERDidos para divulgar projetos científicos e os primatas do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), maior remanescente de Mata Atlântica de MG. Desde então, 221 postagens foram realizadas, atingindo 2282 seguidores. Foram feitas 26 colaborações com outros 9 perfis de conservação, gerando amplo alcance e engajamento (948-10.027 contas, 270-3650 seguidores, 567-6422 não seguidores). Outras 38 postagens foram produzidas em parceria com a iniciativa Unidos Pelo PERD, sendo postadas em todos os perfis dos projetos participantes. Essa iniciativa promove a cooperação entre projetos de pesquisa que atuam no PERD, inclusive na divulgação científica. Já as postagens feitas individualmente contam com um menor alcance (entre 33 e 2942 contas), também entre seguidores (entre 12 e 1028 contas) e não seguidores (entre 11 e 2385). Algumas postagens conseguem alcançar com maior sucesso a população da região da área de estudo, especialmente aquelas que retratam questões do dia a dia (ex: problemática da alimentação dos macacos-prego por turistas) e sobre lendas (ex: prenúncio da chuva pelos bugios). Em abril de 2024 foram avaliados os índices de engajamento da página e nos últimos 90 dias mais de 10.000 contas foram alcançadas, sendo 84,15% não seguidores. A maioria (61,3%) do público alcançado é feminino, entre 25 a 34 anos (42,3%) e residente do Brasil (95,2%). Através dessa rede social também temos a ciência cidadã, uma vez que seguidores enviam registros das espécies-alvo, podendo auxiliar nos levantamentos e monitoramentos de espécies ameaçadas. Os números mostram que as postagens feitas em colaboração possuem um alcance e engajamento muito maior, permitindo “furar a bolha”. Com isso, reforçamos a importância da divulgação científica através de redes sociais, de forma que isso possa favorecer tanto as pesquisas quanto para engajar o público na causa da conservação de espécies.

Financiadores

Ministério Público de Minas Gerais, Plataforma semente, Caoma

Palavras-chave

Instagram; engajamento; divulgação científica

Área

Outros

Autores

Natasha Grosch Loureiro, Ana Luiza Moreira do Nascimento Valente, Hévila Héllen Fernandes Souza, Camilla Marcelino Ribeiro, Vanessa de Paula Guimarães-Lopes