Dados do Trabalho
Título do simpósio
S4 - Desafios e perspectivas para salvar o Mico-Leão-Dourado. Uma história de conservação.
Resumo do Simpósio
A Associação Mico-Leão-Dourado é uma ONG fundada há mais de 30 anos em Silva Jardim-RJ. Seu objetivo é proteger a Mata Atlântica de baixada e o Mico-Leão-Dourado (MLD). Essa história é ainda mais antiga e envolve inúmeras parcerias, públicas e privadas. Em 2024 celebra-se 50 anos da primeira Reserva Biológica do Brasil, Poço das Antas, e 40 anos do início da reintrodução de MLDs vindos de zoos internacionais. A continuidade de ações, como o monitoramento diário dos micos, a restauração do habitat e o engajamento social, resultaram no ampliação da área protegida e no aumento populacional. Mas novas ameaças, como a febre amarela e a volta do tráfico internacional, demonstram que vulnerabilidade da espécie segue alta. Apresentaremos uma reflexão histórica sobre o programa de conservação, resultados do recente levantamento populacional dos MLDs e exploraremos o impacto da conectividade da paisagem e da epidemia de febre amarela nas suas populações.
Nome do Coordenador
Luís Paulo Ferraz
Título da fala
A AMLD e o programa de conservação do Mico-Leão-Dourado
Resumo
O alcance de resultados na proteção da biodiversidade depende da ciência, de planejamento e de ações de conservação resilientes no tempo. A experiência da AMLD, criada em 1992, pode ajudar a fortalecer outros programas de conservação de primatas.
Nome do Participante 1
Laila Mureb
Título da fala Participante 1
Planejamento estratégico e manejo adaptativo para orientar a conservação do Mico-Leão-Dourado
Resumo Participante 1
Em mais de trinta anos de trabalho, o programa de pesquisa e conservação do Mico-Leão-Dourado passou por transformações e adaptações em função de novas ameaças e contextos. Esta apresentação trata dos desafíos do planejamento estratégico da AMLD.
Nome do Participante 2
Carlos Ramon Ruiz-Miranda
Título da fala Participante 2
Conectividade da paisagem e seu impacto na população dos micos-leões-dourados
Resumo Participante 2
Diferentes estruturas lineares apresentam diferentes graus de barreira para os Micos-Leões-Dourados, que limitam movimentos e tamanho de áreas de vida. Pontes de copa podem ser uma solução mesmo sendo percebidos pelos micos como locais de risco de predação.
Nome do Participante 3
Valéria Romano
Título da fala Participante 3
Febre amarela como ameaça aos Micos-Leões-Dourados
Resumo Participante 3
Entre 2016 e 2019, a população dos micos-leões-dourados foi gravemente afetada pela febre amarela. Apresentaremos como a epidemia afetou a ecologia e comportamento do mico-leão-dourado e quais esforços de conservação estão sendo implementados.
Área
Manejo e Conservação
Autores
Luis Paulo Ferraz, Laila Mureb, Carlos Ramon Ruiz-Miranda, Valeria Romano