Dados do Trabalho
Título do simpósio
S16 - Primatas resgatados: destinos possíveis?
Resumo do Simpósio
Primatas andando em fios de eletricidade ou invadindo casas e plantações são exemplos de problemática típica das “colonias”, países com alta diversidade de primatas nativos. Os CETAS/CRAS são as principais, mas não as únicas, instituições que recebem animais silvestres resgatados, sendo a devolução à natureza a destinação prioritária. Primatas de espécies ameaçadas são encaminhados a programas de manejo conservacionista, porém, primatas que não se encontram aptos à soltura e indivíduos de espécies não ameaçadas superlotam cativeiros por falta de destinação. A remoção destes animais do ambiente natural traz problemas para a conservação da biodiversidade, pois estas espécies também desempenham funções nos ecossistemas, assim como levanta questões éticas de bem estar animal e da responsabilidade da sociedade em evitar a persistência deste quadro. Discutiremos experiências de manejo de animais resgatados em diversas regiões do país, com foco no quantitativo, tempo de permanência, destinação, atores envolvidos, desafios e soluções.
Nome do Coordenador
Dilmar Alberto Gonçalves de Oliveira
Título da fala
Primatas em CETRAS do Estado de São Paulo
Resumo
Os CETRAS paulistas abrigam centenas de primatas, concentrados em apenas 3 gêneros, com sua movimentação em anos recentes apresentando mais entradas que saídas, o que demonstra restrições enfrentadas na reabilitação e destinação destes animais.
Nome do Participante 1
Renata Gonçalves Ferreira
Título da fala Participante 1
Primatas em Centros de Resgate no NE: decolonizando perguntas e respostas
Resumo Participante 1
A partir da experiência em CETAS do NE, exemplificaremos como pesquisas auxiliam a ciência da reabilitação para refaunação, e ser fator decisório entre a eutanásia, o encarceramento vitalício ou a devolução à natureza de milhares de primatas.
Nome do Participante 2
Moira Ansolch Oliveira
Título da fala Participante 2
Experiências da destinação de primatas no RS
Resumo Participante 2
Abordar diversos desafios desde o recebimento dos primatas até a destinação. Questões de logística, legislação, saúde, comportamento e educação ambiental.
Nome do Participante 3
Zelinda Maria Braga Hirano
Título da fala Participante 3
Projeto Bugio: mais de 30 anos de recepção e manejo de Alouatta
Resumo Participante 3
O Projeto Bugio (Indaial/SC) recebe animais de todo o estado, e desde 1991 desenvolve técnicas de manejo in situ e ex situ que serão apresentadas, junto com situação dos animais recebidos, problemas enfrentados e longevidade dos animais em cativeiro.
Nome do Participante 4
Natália Lima
Título da fala Participante 4
O desafio do recebimento e destinação de primatas no CETAS Manaus - AM
Resumo Participante 4
As peculiaridades do recebimento e destinação de primatas ameaçados num dos biomas mais biodiversos do planeta.
Área
Manejo e Conservação
Autores
Dilmar Alberto Gonçalves Oliveira, Renata Gonçalves Ferreira, Moira Ansolch Oliveira, Zelinda Maria Braga Hirano, Natália Aparecida de Souza Lima