Dados do Trabalho
Título do simpósio
S2 - O MONO, DE ALVARO AGUIRRE
Resumo do Simpósio
Em 1971 o zoólogo Alvaro Aguirre publicou, pela Academia Brasileira de Ciências, o trabalho intitulado "O Mono Brachyteles arachnoides E. Geoffroy)", que se tornou um clássico da literatura primatológica brasileira e um guia para todos que, posteriormente, vieram a estudar o gênero Brachyteles, popularmente conhecido como mono ou muriqui. Após 50 anos dessa publicação, uma equipe de pesquisadores se uniu, com o apoio do Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA, para organizar um livro em homenagem ao zoólogo, que faz uma reflexão sobre os avanços da primatologia nesses 50 anos, com foco nos estudos sobre a ecologia e conservação dos muriquis. O objetivo do simpósio é apresentar o livro, que será lançado durante o Congresso Brasileiro de Primatologia.
Nome do Coordenador
SÉRGIO LUCENA MENDES
Título da fala
ALVARO AGUIRRE, UM VIAJANTE EM BUSCA DOS MURIQUIS
Resumo
O trabalho analisa os desafios do zoólogo Alvaro Aguirre que, já idoso, aceitou a missão de viajar pela Mata Atlântica em busca do raro e singular mono ou muriqui, um dos primatas brasileiros que chegou à beira da extinção.
Nome do Participante 1
KAREN B STRIER
Título da fala Participante 1
As pesquisas com muriquis desde Alvaro Aguirre e implicações para a conservação
Resumo Participante 1
Muito se descobriu sobre o comportamento e ecologia dos muriquis desde a publicação clássica de Aguirre há mais de meio século. Das comparações retrospectivas, vimos a antiguidade das ameaças, bem como a sua resiliência comportamental.
Nome do Participante 2
ALYNE DOS SANTOS GONÇALVES
Título da fala Participante 2
CAÇA E CONSERVAÇÃO EM ALVARO AGUIRRE
Resumo Participante 2
Alvaro Aguirre, como um tipo de "antropólogo praticante”, busca informações sobre os muriquis em entrevistas com habitantes do interior do Brasil, de onde se destacam os caçadores, à época os maiores conhecedores dos hábitos desses primatas.
Nome do Participante 3
ALCIDES PISSINATTI
Título da fala Participante 3
MANEJO E CRIAÇÃO DE MURIQUIS SOB CUIDADOS HUMANOS EM CONDIÇÕES EX SITU
Resumo Participante 3
O manejo e criação de muriquis em cativeiro vem sendo apontada, desde Alvaro Aguirre, como uma relevante estratégia complementar visando ao conhecimento e conservação desses primatas ameaçados.
Nome do Participante 4
FABIANO RODRIGES DE MELO
Título da fala Participante 4
Distribuição geográfica e conservação dos muriquis: ampliação do conhecimento e dos desafios
Resumo Participante 4
O conhecimento sobre a distribuição geográfica dos muriquis ainda tem Aguirre (1971) como base fundamental. A contínua ampliação das informações permitiu detalhar a situação das populações, orientando o desenvolvimento de estratégias para sua conservação.
Nome do Participante 5
ALEXANDRA AGUIRRE
Título da fala Participante 5
FAMÍLIA, INFÂNCIA, JUVENTUDE E ASPECTOS PROFISSIONAIS: BIOGRAFIA INTRODUTÓRIA DE ALVARO C. AGUIRRE
Resumo Participante 5
É apresentada uma biografia introdutória de Alvaro Aguirre, relacionando dados da sua família, infância e juventude aos aspectos profissionais que foram desenvolvidos ao longo da vida do conservacionista.
Área
Manejo e Conservação
Autores
SÉRGIO LUCENA MENDES, KAREN BARBARA STRIER, ALYNE SANTOS CONÇALVES, FABIANO RODRIGUES MELO, ALCIDES PISSINATTI, ALEXANDRA AGUIRRE, LEANDRO JERUSALINSKY