Dados do Trabalho
Título do simpósio
S17 - Ecologia da Paisagem e Primatas
Resumo do Simpósio
A perda de cobertura florestal e a fragmentação da paisagem, potencializadas pela expansão das atividades humanas, são as maiores ameaças à biodiversidade. Essas alterações na estrutura da paisagem influenciam processos ecológicos, como dispersão de indivíduos e dinâmica populacional, que determinam a persistência das espécies. A investigação da resposta de atributos das populações e espécies às medidas de composição e configuração da paisagem é importante no cenário atual de paisagens modificadas. Esse é o caso das florestas tropicais, habitats de inúmeras espécies de macacos, que já foram ou estão sujeitas à pressão de conversão da cobertura da terra. Essa proposta de simpósio visa contextualizar e agregar investigações envolvendo ecologia da paisagem, com primatas como grupo-alvo do estudo. Durante o simpósio destacaremos os tipos de abordagens, influência da escala e atributos investigados nessa área de pesquisa, incluindo uma apresentação geral sobre o tema e estudos aplicados com primatas que ocorrem no Brasil.
Nome do Coordenador
Míriam Plaza Pinto
Título da fala
Ecologia da paisagem e primatas: apresentação geral
Resumo
Apresentação geral sobre ecologia da paisagem e como as pesquisas envolvendo primatas têm sido realizadas. Parte do tempo dessa fala será reservado para o final, para contextualizar os trabalhos apresentados nessa área de pesquisa.
Nome do Participante 1
Bianca Villar Carvalho Guerreiro
Título da fala Participante 1
Influência de atributos da paisagem sobre a densidade de grupos do guigó-da-Caatinga
Resumo Participante 1
Avaliamos a influência de atributos da paisagem sobre a densidade de Callicebus barbarabrownae em 30 paisagens. A densidade de grupos está negativamente relacionada com a cobertura florestal, conectividade e perturbação antrópica da paisagem.
Nome do Participante 2
Vinícius Freitas Klain
Título da fala Participante 2
A estrutura da paisagem influencia o compartilhamento de parasitos entre bugios e animais domésticos
Resumo Participante 2
A perda e a fragmentação do habitat podem afetar a dinâmica das infecções parasitárias ao promover a transmissão cruzada de parasitos ou levar à extirpação de parasitos. Avaliamos o efeito da estrutura da paisagem no parasitismo de bugios.
Nome do Participante 3
Renato Richard Hilario
Título da fala Participante 3
Preditores da densidade de Alouatta belzebul em uma paisagem de savana amazônica, Amapá, Brasil
Resumo Participante 3
Avaliamos a densidade de Alouatta belzebul em 17 manchas de floresta em matriz de savana e seus preditores. Maiores densidades se relacionaram a maior cobertura antropogênica e florestal no entorno, florestas mais altas e manchas mais irregulares.
Área
Ecologia
Autores
Bianca Villar Carvalho Guerreiro, Vinícius Freitas Klain, Renato Richard Hilário, Míriam Plaza Pinto