XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do simpósio

S7 - Controle de Primatas Invasores

Resumo do Simpósio

Este simpósio busca explorar estratégias inovadoras e práticas eficazes no controle de primatas invasores, uma crescente preocupação global. Abordaremos métodos de manejo, desafios éticos e científicos, além de estudos de caso abrangendo diversas regiões. Pretendemos criar uma via de discussão entre pesquisadores e interessados, promovendo a troca de conhecimentos e colaborações. O evento visa aprofundar a compreensão sobre o impacto dessas espécies na biodiversidade e ecossistemas, propondo soluções sustentáveis para mitigar seus efeitos. Este simpósio proporcionará uma visão abrangente e atualizada do controle de primatas invasores, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão e preservação da fauna nativa.

Nome do Coordenador

Larissa Vaccarini Ávila

Título da fala

Desenvolvendo protocolos de manejo para saguis invasores

Resumo

Proposta de manejo, destacando esterilização cirúrgica como alternativa para controle de saguis invasores que ameaçam a biodiversidade na Mata Atlântica. A pesquisa busca aprimorar protocolos para preservar espécies nativas.

Nome do Participante 1

Orlando Vitor Vital

Título da fala Participante 1

Transformando pontos de ocorrência em ferramentas para a conservação

Resumo Participante 1

Apresentação de ferramentas para a conservação de duas espécies de saguis ameaçadas de extinção. Dentre as várias ameaças destaca-se a hibridação por congêneres alóctones. O trabalho visa direcionar projetos de conservação para as duas espécies.

Nome do Participante 2

João Pedro Souza Alves

Título da fala Participante 2

Será que eles são invasores? A ecologia e o comportamento do Saimiri em Pernambuco

Resumo Participante 2

Macacos-de-cheiro (Saimiri) são primatas endêmicos da região amazônica, e hoje, alguns grupos vivem na Mata Atlântica nordestina. Portanto, este trabalho busca verificar se macacos-de-cheiro que habitam a Mata Atlântica em Pernambuco podem ser considerados invasores.

Nome do Participante 3

Silvia Bahadian Moreira

Título da fala Participante 3

Primatas invasores: O caso do mico-leão-de-cara-dourada

Resumo Participante 3

O mico-leão-de-cara-dourada, um primata ameaçado, virou invasor em Niterói, RJ, ameaçando o mico-leão-dourado local. Desde 2011, mais de 1.000 foram removidos, mas alguns persistem. Este caso destaca a importância da rápida resposta a invasões biológicas.

Nome do Participante 4

Mônica Mafra Valença-Montenegro

Título da fala Participante 4

Políticas públicas voltadas ao controle de primatas invasores

Resumo Participante 4

Apresentação das políticas públicas e ferramentas nacionais, coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, para o controle de primatas invasores.

Área

Manejo e Conservação

Autores

Larissa Vaccarini Ávila, Orlando Vitor Vital, João Pedro Souza Alves, Silvia Bahadian Moreira, Mônica Mafra Valença-Montenegro