XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Diversidade haplotípica do Macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus) em uma Área Urbana da Amazônia Meridional

Corpo do texto

O macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus) é a espécie de seu gênero com menor distribuição geográfica, ocorrendo principalmente no Arco do Desmatamento, uma área sob forte influência antrópica, devido principalmente à conversão de áreas naturais para agricultura, pecuária e expansão urbana. Os efeitos da fragmentação de habitat na viabilidade populacional de primatas são bem caracterizados para matrizes antrópicas não-urbanas, como plantações e pastagens, mas suas particularidades em matrizes urbanas são pouco compreendidas. Nesse contexto, este trabalho buscou caracterizar a diversidade genética de A. marginatus na área urbana do município de Sinop, MT, na Amazônia Meridional, em um conjunto de fragmentos florestais que abriga populações isoladas da espécie. Para obtenção de DNA, foram feitas buscas ativas de amostras não-invasivas em cinco fragmentos florestais, resultando no total de 26 amostras fecais coletadas de indivíduos distintos. Um fragmento da região-controle do DNA mitocondrial (D-Loop) foi amplificado usando um conjunto de primers gênero-específico, desenvolvido neste trabalho. As sequências obtidas foram alinhadas e uma rede haplotípica foi construída para avaliar a distribuição dos haplótipos. Foram identificados sete haplótipos em 13 indivíduos analisados até o momento, sendo que um indivíduo apresentou um haplótipo com 47 passos mutacionais, que se agrupou com sequências de referência de Ateles chamek. Considerando que todos os indivíduos amostrados neste estudo foram caracterizados morfologicamente como A. marginatus, estudos futuros que investiguem a existência de A. chamek e/ou de híbridos nesta área são necessários. Em relação às demais amostras analisadas, foi observada ausência de estruturação entre os fragmentos analisados e alta diversidade genética para espécie. A continuidade desses estudos será importante para caracterizar as populações de Ateles na área de estudo e investigar eventos pregressos ao seu isolamento, incluindo a eventual existência das duas espécies e/ou de hibridização entre estas.

Financiadores

Re:wild Foundation (Grant number SMA-CCO-G0000000147), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, 2023/00130-3), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 317345/2021-4)  

Palavras-chave

Primatas; genética da conservação; diversidade haplotípica; D-loop; ecologia molecular

Área

Genética

Autores

Théo de Freitas Neto, Bruna Miguel Vivian, Beatriz Miwa Ohyama, Bruno Henrique Saranholi, Gustavo Rodrigues Canale, Patrícia Domingues Freitas